Na última terça-feira, dia 8 de março, houve a solenidade de posse da Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público (CONAMP), com o paraense Manoel Murrieta sendo reconduzido à presidência da entidade, com mandato para o biênio 2022-2024. Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), Márcio Maués de Faria assumiu a Diretoria Norte da CONAMP, agradecendo a generosidade e a confiança de todos os colegas de Ministério Público. Na mesa virtual que acompanhou a solenidade, entre as autoridades estava o governador do Pará, Hélder Barbalho.
Presente em Brasília para o evento, o presidente da AMPEP comentou sobre a importância desse novo momento e da missão que terá pela frente. “Assumir a diretoria norte da CONAMP representa uma responsabilidade muito grande frente ás demais afiliadas na luta pelos direitos e prerrogativas dos membros do MP na região amazônica, considerando as peculiaridades e necessidades que implicam o exercício desse difícil cargo nessa região tão peculiar do Brasil”, disse Márcio Maués.
Em seu discurso de posse, Murrieta lembrou que o mandato anterior se iniciou ao mesmo tempo em que começou o isolamento social devido à pandemia de Covid-19, e o desafio que o momento proporcionou.
“Verificamos verdadeira marcha organizada pelo enfraquecimento dos órgãos de controle, notadamente o Ministério Público brasileiro. Iniciaram-se então nossas lutas, como a reforma administrativa, o novo Código de Processo Penal; a mudança da Lei de Improbidade; a quarentena eleitoral; e a PEC 05/22. Enfrentamos iniciativas que tentaram reduzir os subsídios, além da nossa independência”.
Sobre o novo mandato, ele comentou que “além de continuar defendendo a instituição contra essa marcha reformista que ainda persiste, é compromisso desta diretoria buscar o reconhecimento da atuação ministerial como atividade de risco. Hoje eu tenho convicção de que podemos exaltar nossa instituição, festejar nossa vocação e olhar com altivez afirmando que queremos ser um dos atores do desenvolvimento deste país”.